The small window to my reality

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mãe


Mãe,

Ainda hoje, passo pelas salas e corredores de casa e deparo-me com albúns, albúns cheios de fotos com caras sorridentes, que retratam mais memórias do que as que eu me poderia alguma vez lembrar, ou saber sequer, certos detalhes que em tenra idade talvez não me fosse de todo possível compreender.
Sei que em 17 anos, 12 deles já acompanhadas por este outro (outrora) pequeno ser, passámos por experiências únicas, experiências que mais ninguém passou ou viveu, quais foram, onde foram, isso é algo que permanecerá connosco para sempre, e eu, como filha, trazê-las-ei comigo por onde quer que ande ou vá.
Comigo, cresceste tu também, ensinando-me e mostrando-me a cada passo ou novos degraus, fases, e desafios da vida. Mais ainda, ensinaste-me que estarias lá sempre, qualquer que seja a minha idade.
Tu, uma constante na minha vida desde a altura em que o meu pequeno rosto mal-humorado, emoldurado por pequeníssimos escuros caracóis, até até este outro dia, naquela nossa inocente conversa na cozinha, em que nos fartámos de rir. Nada mudaria na nossa relação.
Tenho a agradecer-te toda a minha educação, todas as vezes em que me ajudas-te a levantar por ter caído, e por entre lágrimas que nunca demonstrei, me sorriste amávelmente. Tudo o que certamente sofreste comigo, sempre por preocupação, acredito. A paciência de toda uma vida, anos de dedicação, e acima de tudo, realismo em tudo aquilo que me ensinaste. Obrigada por seres esse meu exemplo.
O exemplo de uma mulher fortíssima, que luta pelos seus objectivos, respeitando no entanto sempre o outro e a liberdade de cada um. Uma mulher que sonha em descobrir o mundo através dos seus olhos, e da sua coragem e capacidade. Sem intimidações. Sem limites.
Ora, anos passados então, acabo a minha humilde carta, com uma frase infantil, que acredito a tenhas ouvido vezes demais pela escrita ou voz das tuas duas crianças:
"Para a melhor mãe do Mundo."

Trazendo-te comigo, sempre,
Leonor.
Ps: Ao que sei que dirás "Azar, é a única que tens." - E te rirás aseguir...

Sem comentários:

Enviar um comentário